BaianaSystem transforma pipoca no Campo Grande em festa de manifestações políticas
- Soteropolitano Notícias
- há 2 horas
- 2 min de leitura

Foto: Ednei Cunha / Bahia Notícias
O circuito Osmar (Campo Grande) foi palco de uma das passagens mais politizadas e com torcidas pelo Oscar do Carnaval 2026, tudo isso ainda neste começo de noite de sábado (14). O Navio Pirata, trio do grupo BaianaSystem, arrastou uma multidão que transformou o centro da cidade num espaço de engajamento social, unindo o som percussivo da banda a diversas pautas políticas e culturais.
Entre os foliões, havia proliferação de cartazes com reivindicações trabalhistas, como o pedido pelo “Fim da Escala 6×1”, manifestações de apoio a presença do presidente da república e ao Partido dos Trabalhadores. Outra manifestação recorrente no público foi o apoio ao ator Wagner Moura, com mensagens que solicitavam o reconhecimento do artista brasileiro na campanha pelo Oscar.

Saída do Navio no circuito do Campo Grande | Fotos: Laiane Apresentação / Bahia Notícias
PRESENÇA DE LULA
Um dos momentos de maior repercussão foi a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do governador Jeronimo Rodrigues no camarote do Governo do estado. O chefe do Executivo federal acompanhou o desfile aos pulos da música no Campo Grande, reforçando o simbolismo político da apresentação. Durante a execução de faixas da banda como 'Lucro', 'Sulamericano' e 'Miçanga'.
“Quero saudar essa cidade, quero saudar o presidente Lula. Muito obrigado por tudo, para Janja, para o governador da Bahia. Para todo mundo, salve todo mundo. Pelo fim do embargo em Cuba, fora ICE”, felicita o vocalista Russo.
O público respondeu com coro e cartazes que reforçavam a identidade cultural e social do movimento. Na oportunidade da ministra Margareth Menezes puxou em coro a música Faraó. Com a avenida cheia, uma fã precisou subir em uma árvore para acompanhar a saída do Navio pirata.

Momentos dos fãs curtindo na pipoca | Fotos: Laiane Apresentação / Bahia Notícias
A estética do BaianaSystem, que tradicionalmente utiliza a folia como ferramenta de crítica e afirmação identitária, se fortifica nesta edição como o ponto de convergência para o debate político no circuito tradicional da capital baiana.
Confira em vídeo o momento da pipoca da Banda:
Apesar da lotação da “pipoca”, a estrutura de segurança operou para garantir a fluidez do Navio Pirata até à Avenida Sete de Setembro. Confira momentos:


Fotos: Ednei Cunha / Bahia Notícias











Comentários