PF deflagra Operação Jeremias 22:17 e mira policiais envolvidos em sequestro ligado à mineração ilegal na Terra Yanomami
- Soteropolitano Notícias
- há 11 minutos
- 1 min de leitura

Foto: Divulgação
A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quinta-feira (22) a Operação Jeremias 22:17, com o objetivo de reunir provas relacionadas ao sequestro e tortura de um indivíduo em Caracaraí, interior de Roraima. A ação mobiliza agentes em cinco estados, Roraima, Amazonas, Bahia, São Paulo e Rio Grande do Sul, e cumpre 13 mandados de busca e apreensão, além de sete de prisão temporária.
A investigação é conduzida pela Justiça Estadual, com atuação direta da Promotoria de Justiça de Caracaraí (RR). Segundo a PF, policiais lotados no Amazonas são suspeitos de sequestrar e torturar a vítima para obter informações sobre o paradeiro de uma carga de cassiterita,minério de alto valor estratégico, extraído de forma ilegal na região amazônica. Policiais de Roraima também estariam entre os investigados.
As apurações revelam a existência de um grupo criminoso que atuava, em tese, como escolta de cargas de minérios retirados ilegalmente da Terra Indígena Yanomami (TIY). O grupo, ainda segundo a PF, também realizava serviços de segurança privada sem autorização legal, além de investigar e reprimir, por conta própria, supostos roubos de carga, operando à margem do Estado.
Comments