Câmara de Salvador realiza sessão especial em homenagem aos 10 anos da Iniciativa Negra
- Soteropolitano Notícias
- 3 de set.
- 3 min de leitura

Fotos: Divulgação IN
A Câmara Municipal de Salvador sediará, nesta quinta-feira (4), às 18h, uma sessão especial em comemoração aos 10 anos da Iniciativa Negra. A atividade será presidida pela vereadora Marta Rodrigues (PT), autora do projeto que deu origem à homenagem. A celebração terá intervenções artísticas e será conduzida pelos mestres de cerimônia Má Reputação e Lucas de Matos. Fundada em 2015, a Iniciativa Negra é reconhecida nacionalmente como a primeira organização negra do país a assumir o compromisso de debater e propor soluções para a reforma da política de drogas a partir de uma perspectiva racial, fortalecendo a democracia e o combate ao racismo estrutural no Brasil.
A sessão especial será um marco na história da organização e conta com uma programação intensa, unindo arte, música, dança, além de importantes painéis. Entre as atrações, estão o coletivo Afrobapho e o artista Leno Sacramento, do bando de teatro Olodum, que promete uma performance impactante.
“São 10 anos de uma caminhada com muita altivez, autonomia e radicalidade, que ao mesmo tempo apresenta a denúncia da guerra das drogas, o caráter racista da guerra das drogas e seu impacto desproporcional na população brasileira, aponta soluções a partir da produção de dados e do trabalho em rede. Uma rede forte, potente e sobretudo com capacidade de sermos autoras e autores de nossa própria história”, pontuou Dudu Ribeiro, cofundador da Iniciativa.

Conforme Nathália Oliveira, cofundadora da organização, a data representa a força do trabalho em rede. “Celebrar 10 anos da Iniciativa Negra é reafirmar nossa força coletiva. Demos os primeiros passos com a denúncia do genocídio negro sistemático e estratégico, e hoje produzimos pesquisas que servem como base para propor a construção de novos caminhos de justiça e dignidade a partir das vozes negras. Somos fruto da resistência, da luta por democracia e de uma prática política que insiste em colocar a vida no centro do debate. Este momento é sobre memória, mas também sobre futuro, para que possamos seguir comprometidas em transformar dor em potência e exclusão em direitos.”
Na mesma linha, a diretora executiva Ana Carolina Santos destacou o papel da instituição que segue produzindo pesquisas e debatendo o genocídio negro. “Os 10 anos da Iniciativa representam um marco no tema da política de drogas e do racismo no Brasil. É também uma expressão do que a organização foi se tornando ao longo dos últimos tempos, com seu tripé de atuação, produzindo práticas também organizacionais que mostram a interseccionalidade dos temas da Iniciativa. Somos uma organização majoritariamente de mulheres negras, colocando nas nossas práticas institucionais a importância de valorizar a diversidade de vozes e de pessoas que geralmente são alijadas da sociedade”.
Para a presidenta da sessão, vereadora Marta Rodrigues, o ato político representa um instrumento de emancipação. “Celebrar os 10 anos da Iniciativa Negra na Câmara é ocupar esse espaço com a luta contra o racismo estrutural, o encarceramento em massa e o genocídio da juventude negra, reafirmando nosso compromisso com políticas públicas antirracistas e com a construção de um futuro no qual a juventude negra possa existir plenamente. A política pode e deve ser instrumento de emancipação, e é isso que a Iniciativa afirma ao produzir conhecimento, ciência e propostas concretas para uma nova política sobre drogas”, destacou a edil.
Sobre a Iniciativa Negra
A Iniciativa Negra por uma Nova Política sobre Drogas atua há uma década pela construção de uma agenda de justiça racial e econômica, propondo reformas na atual política de combate às drogas e promovendo ações de advocacy em Direitos Humanos. Inicialmente concebida como um projeto, a organização se consolidou como uma referência ao diagnosticar e propor soluções pacíficas para a superação do modelo proibicionista, denunciando o impacto desproporcional da chamada “guerra às drogas” sobre a população negra.
Com foco em segurança pública, sistema de justiça, saúde mental e direitos humanos, a Iniciativa Negra promove debates, produz dados e articula redes para defender políticas mais humanas, eficazes e livres de discriminação racial.
Assessoria de Imprensa T & M Comunicação
Contatos: Tamirys Machado 71 992298187 / Luar Montes 71 992029458.









Comentários